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Amizade e parceria musical: Inezita Barroso e Tullio Tavares

As noitadas musicais que Inezita e seu marido, Adolfo Barroso, promoviam em casa eram bem animadas. Quase todo sábado eles reuniam um grupo de amigos do qual faziam parte, entre outros, ex-colegas de Adolfo da Facudade de Direito do Largo São Francisco – como os atores Paulo Autran e Renato Consorte –, o zoólogo e compositor Paulo Vanzolini, o ator Maurício Barroso (irmão de Adolfo e integrante do Teatro Brasileiro de Comédia – TBC), o radialista Vicente Leporace e o músico Tullio Tavares. Aqui, podemos ouvir Tavares interpretando algumas músicas ao piano, durante uma dessas noitadas na casa dos Barroso em 1952.

Pianista diplomado pelo Conservatório de Natal, cidade onde nasceu, Tullio Tavares (1921-1995) fez seu primeiro concerto de piano solo aos onze anos de idade, recebendo crítica elogiosa de Luis da Câmara Cascudo no jornal A República (15/07/1933). Em 1936, teve encenada no Teatro Carlos Gomes (hoje Teatro Alberto Maranhão) sua revista “Pé Duro”, em parceria com Virgílio Andrade, para a qual compôs a música.

No ano seguinte, já vivendo no Recife, teve contato com membros da Jazz Band Acadêmica e da Orquestra da Rádio, se desenvolvendo também como músico popular e improvisador. Nessa época, se apresentou em recitais de piano solo em várias capitais do Nordeste. Suas composições desse primeiro período já revelavam a versatilidade que depois se tornaria uma característica sua: integrar elementos tanto da música erudita quanto da música popular.
Vindo de uma família de músicos, apresentou-se por vários anos em trio com os irmãos, Carlos e Mario Tavares, assim como em duo com o reconhecido violoncelista Aldo Parisot.

Em 1942, Tullio transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde fez o serviço militar no então CPOR e atuou como “maestro ensaiador” do Corpo de Baile do Theatro Municipal. Na então capital federal, também fez o curso de Direito na Universidade do Brasil, diplomando-se em 1949.
Logo em seguida, se mudou para São Paulo, passando a trabalhar como procurador autárquico e a integrando um grupo de músicos e poetas que frequentava o chamado Clubinho dos Arquitetos. Foi nessa época que tornou-se amigo e parceiro de Paulo Vanzolini e Inezita Barroso, entre outros, inclusive tendo acompanhado a cantora em sua estréia em rádio.

Em 1956, Tullio casou-se com Maria Celi Neiva Tavares, com quem teve 3 filhos. Retornando ao Rio de Janeiro no início dos anos 1960, foi trabalhar no Instituto Nacional de Previdência Social, INPS.
Uma década mais tarde, viria outra mudança, dessa vez para Brasília, onde foi funcionário do Ministério do Trabalho e da Previdência Social e, depois, da Siderurgia Brasileira AS (Siderbras). Paralelamente à profissão de advogado, permaneceu ligado à música, integrando por exemplo o Clube do Choro.

Falecido em 1995, Tullio Tavares deixou uma obra musical que inclui canções, valsas, sambas e choros, além de peças para piano, violino, violoncelo e música de câmara. Duas de suas canções em parceria com Paulo Vanzolini (“Bem Iguais”, também chamada “Hoje Lembrando”, e “Recompensa") foram gravadas por Inezita Barroso no CD "Hoje Lembrando". “Seresta” e “Três Pequenas Valsas Românticas” foram registradas no álbum "Piano Romântico", da pianista Marluze Romano. Estas mesmas valsas foram ainda gravadas por seu filho, o violoncelista Gustavo Tavares, juntamente com Nelson Faria, no CD "Na Esquina de Mestre Mignone", em versão para violoncelo e violão, e publicadas pela Editora Irmãos Vitale no livro "Música Brasileira para violoncelo e violão: na esquina do erudito com o popular".

Fita 6

Nesta gravação podemos ouvir Tavares acompanhando Inezita em quatro músicas durante uma dessas noitadas na casa dos Barroso, em 1952. “Recompensa” e “Bem iguais” (também conhecida como "Hoje lembrando") são parcerias de Tavares com Paulo Vanzolini. Ambas seriam registradas mais tarde por Inezita no CD "Hoje Lembrando" (Trama/2003). Já “Noite de junho” é uma canção assinada por Inezita e Tullio – e até onde se sabe, trata-se da única música composta pela cantora ao longo de sua carreira. Por fim, eles também interpretam "Guacyra", famosa criação de Hekel Tavares e Joracy Camargo.
Aqui, podemos ouvir Tavares interpretando "Stardust", ao piano, durante uma noitada de música na casa dos Barroso em 1952.